quinta-feira, 14 de junho de 2012

Conhecimento, Habilidade e Atitude - CHA em Tecnologia em Gestão da Qualidade


A elevação da competitividade no mercado de trabalho tem impulsionado mudanças profundas no ambiente empresarial exigindo da organização um melhor gerenciamento da competência de seus colaboradores, um grande exemplo é a norma ISO9001:2008 representada pelo capitulo 6 subitem 6.2.1 (Recursos Humanos) e 6.2.2 (Competência, Treinamento e Conscientização) o objetivo destes itens é a demonstração de evidencias de educação, treinamento, habilidade e experiência do colaborador para exercer qualquer tipo de atividade que possam afetar a conformidade do produto e/ou requisitos pré estabelecidos pela organização / cliente.

A determinação destas competências são na grande maioria elaboradas pela organização ou pré determinadas conforme a atividade é listada geralmente em listas como "Matriz de Competência” onde todas as atividades da empresa são relacionadas e estabelecidas as competências necessárias que o colaborador deve possuir para assumir o devido cargo.

Para o desempenho da atividade de Gestão da Qualidade cada organização pode estabelecer as competências necessárias (Conhecimento, Habilidade e Atitude), porém a grande maioria procura por profissionais que tenham vasto conhecimento na sistemática de gestão de processos x sistema implementados e adequados a normas da família ISO. Muitos são profissionais formados em Engenharia com especialização em Qualidade, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente para o cargo de confiança do SGQ.
                 
CONHECIMENTO:

Cursos de Interpretação e Implementação das Normas da família ISO experiência em acompanhamentos de auditorias de 1°, 2° e 3° fases com resultados positivos para a organização na qual foi realizada também são de estrema relevância que compõe o conhecimento para o cargo do SGQ.

Conhecimentos sobre as demais áreas de atuação da empresa também são importantes (Supply Management Chain, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Financeiro, Processo Produtivo e etc) bem como o domínio sobre outras línguas (inglês, espanhol, mandarim e etc) em dias em que surgem cada vez mais certificações especificas de cada segmento de mercado, muitas das vezes onde as auditorias acontecem por meio de organismos internacionais que não possuem empresas credenciadas no Brasil.

HABILIDADE:

Boa comunicação escrita (elaboração de Procedimentos) e verbal (acompanhamento em auditorias), conhecimento do negócio, cumprimento de metas, flexibilidade, liderança, comprometimento, abordagem por processos, abordagem baseadas em fatos para tomada de decisões e relações de parcerias com fornecedores são as habilidades necessárias para o respectivo cargo e atuação no SGQ.

ATITUDE:

Gestão de pessoas, Ética profissional, Governança Corporativa, Mente aberta, Equilíbrio emocional, Foco no resultado e Tomada de decisão são as atitudes necessárias.

Estes itens citados são ingredientes imprescindíveis para um efetivo desempenho de um profissional do respectivo curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade.

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