quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Gestão Ambiental e Sustentabilidade um desafio de nosso tempo

Ao participar da aula inaugural de GeAS, que teve inicio na Uninove no dia 28/03/2012 contou com a participação do Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo (Eduardo Jorge Alves Sobrinho) que disse algo que há muito tempo não ouvia um político falar, "revolução". Sua metodologia de conduzir a palestra muito me impressionou, pois utilizou de padrões diferenciados dos políticos atuais, que soam falso e frios. Eduardo pelo contrario com seu jeito simples se demostrou a vontade em falar com os participantes do auditório, na grande maioria universitários e professores, demonstrou que política se aprende a dominar no processo e não apenas na lábia, imagens e textos pré elaborados.
Ao dizer que o GeAS é a revolução completa do sistema capitalista e socialista, naquele momento ele resgatou toda uma geração, que a atual se quer comenta, revolução política, esquecida nos tempos de hoje, sim a saudosa revolução. Revolução que nas décadas de 80 e 90 eram sinônimos de oposição ao sistema hoje é essencial que esteja dentro das bases políticas atuais, uma nova realidade que precisa acontecer, o povo no poder, esta força vem sendo implementada através da política do verde e do desenvolvimento sustentável que hoje tem como principal princípios a busca esquecida da política de revolução; Equilíbrio econômico e social, melhor condições de vida ao povo, busca por um mundo melhor ambientalmente. 


Além de sinalizar que o GeAS é a nova revolução, também disse que a crise climática pauta de discussão muito difundida em 2005 (Protocolo de Kyoto rejeitado pelos maiores poluentes USA e China) hoje tem de ser prioridade nos organismos governamentais. Reverter a crise do aquecimento não é mais possível, porém é essencial que a questão climática e de desenvolvimento global sejam prioridades governamentais a fim de buscar o equilíbrio ambiental sustentável.


Pontos fortes que podem representar esta política de desenvolvimento sustentável pode ser evidenciado nos seguintes quesitos que merecem atenção e devem ser cobrados pela população:

  • Resíduos, criação de aterros licenciados e controlados que podem gerar energia e atender a população através da geração do BIOGÁS, exemplo é o aterro São João e Bandeirantes que fornecem energia de BIOGÁS para uma população de 550.000 pessoas, muito oportuno de ser discutido para um país  que ainda investe em energias de impactos ambientais de grande significados como utilização do combustível e hidroelétricas (exemplo a construção da vergonhosa hidroelétrica de Belo Monte).
  •  Transportes, é vergonhoso saber que as linhas de ônibus elétricos sejam esquecidas pelos governos anteriores e busquem licitações de empresas gananciosas e sem qualidade que não investem em meios de transportes sustentáveis sendo que o maior impactante do aquecimento global é a emissão de CO2.  É necessário o aumento da frota de Trólebus em busca de 0% do uso de combustível fósseis.
  • Ciclovia, é uma realidade nos dias de hoje elemento que compõe os indicadores de redução da emissão de CO2 e também considerado um índice de civilização das cidades.
  • Cidades Compactas ou sustentáveis, descaracterizar a criação de guetos que dividem as diversas classes sociais da cidade, os direitos e deveres devem ser em sua total igualdade entre todos e com contínua busca da convivência harmoniosa entre as classes sociais. Hoje as divisões destas classes formaram as favelas as más condições de vida e também prejudicaram e ampliaram os impactos no meio ambiente próximos as mananciais onde as populações mais pobres eram impostas a se recolher.
  • Arborização, manual adequado de plantio e de podas, implementação da política de calçada verde as arvores são a melhoria climática e umidade do ar em potencial.
No geral a palestra foi de grande aquisição de conhecimento, o Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente do município de São Paulo  também citou a necessidade de mais Parques como exemplo de melhoria na qualidade de vida no ponto de vista humano e urbanista, com a recuperação de áreas verdes e preservação da mesma. 

Mapeamento das áreas de riscos, também entraram no assunto sendo que é a questão número 1 do ponto de vista climático, com a retirada dessas famílias das áreas de riscos eliminando os impactos ambientais e transferindo situações de moradias dignas a população das cidades. 

Encerrando a palestra só me restou uma pergunta que eu gostaria de ter realizado:

Com todo este crescimento da política sustentável e aceleração da industria de etanol, será que estas industrias de combustíveis a base da cana de açúcar (Etanol - Biodiesel) fara com que sejam aplicadas condições dignas de trabalho aos trabalhadores dos canaviais e também acabara com a exploração infantil, gerando desenvolvimento profissional e educação aos moradores da roça e regiões afastadas das grandes capitais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário